Vamos falar sobre a importância da criação de um site institucional para a micro e pequena empresa e o esforço para fazer aparecer na primeira página das buscas, e aqui vamos ser mais francos e diretos: aparecer no Google!
Até pouco tempo atrás possuir um site era algum tipo de luxo ou excenticidade, hoje é uma necessidade.
É crescente o número de micro e pequenas empresas e negócios que nos procuram para a criação e otimização de seus sites, mas qual o por quê disso na prática? O "porquê" é simples: todos querem fazer negócios também pela internet!
Atualmente quase não se utiliza mais a boa e velha lista telefônica para pesquisar telefones de empresas e profissionais liberais que oferecem determinados tipos de produtos e serviços específicos, o que há pouco tempo ainda se fazia instintivamente. Bastava pensar em comprar algum produto ou procurar algum profissional liberal e em segundos já se estava com a lista telefônica em mãos para buscar nas famosas páginas amarelas os telefones dos melhores profissionais ou das melhores empresas que vendiam aquele determinado produto.
Com a evolução da internet e com o fato das pessoas terem fácil acesso à internet banda larga, surgiram os motores de busca ou sites de busca, e aqui não vamos contar a sua história nem citar que antes você tinha que cadastrar seu site nos buscadores que organizavam por ordem alfabética ou de maneira que não valorizava o conteúdo nem a qualidade do seu site, afinal isso já é passado também.
Hoje o que vem à mente de pelo menos 85% das pessoas que pensam em procurar produtos e serviços é abrir o site www.google.com.br e digitar lá palavras-chave, que podem ser palavras isoladas, ou pequenos textos e junções de algumas palavras-chave ou até mesmo perguntas, por exemplo: ” como colocar meu site na primeira pagina do Google”, “quais os segredos para otimizar sites”, ou até “serviços de encanamento na cidade tal”, “pedreiro em cidade tal”, “cursos online”, enfim, pode-se fazer inúmeras pesquisas e é justamente aí que começa a grande mágica: encontram-se sites, blogs ou portais de inúmeros locais quando não se pesquisa direcionado para sua cidade, ou seja, abrem-se inúmeras oportunidades para sites de todo o país e até do mundo, afinal a internet é globalizada, ou seja, sem limites.
O fato das buscas nos sites de busca como Google, Bing, Uol, Yahoo, Cade, entre outros inúmeros proporcionarem resultados amplos, retornando sites, portais ou blogs de empresas e prestadores de serviços de várias partes do país é o que impulsionou e impulsiona a cada dia a criação de novos sites de profissionais liberais, pequenas, médias e grandes empresas, afinal todos querem uma fatia do bolo, ou seja, todos querem fazer negócios pela internet pelo fato de ampliarem seus horizontes.
Mas como se aplica à pequena empresa e microempresa?
Vamos então retomar ao título desta postagem: a importância da criação de um site institucional para a micro e pequena empresa e o esforço para fazer aparecer na primeira página das buscas do Google e demais buscadores.
Sabendo-se que é muito mais vantajoso aparecer na primeira página das buscas do Google, Bing, Msn, Yahoo, Uol, Cade e outros pelo fato de se aparecer não somente em seu bairro ou sua cidade e sim, tendo a possibilidade de aparecer para todo o Estado ou todo o País (obviamente quando for possível, afinal somente há lugar para 10 sites na primeira página das buscas gratuitas), fica óbvia a importância de se ter um site e de aparecer nas buscas, afinal a sua importância é exatamente a possibilidade de ampliar os horizontes da empresa ou do seu negócio e de aumentar o faturamento, que é de fato o que se busca quando se abre uma empresa.
Não estamos aqui dizendo para você parar de fazer anúncios nas listas telefônicas, apenas incentivando-o a criar seu site e fazer a otimização dele para que o mesmo apareça nas buscas e amplie suas possibilidades de negócios.
Como já citamos, até um tempinho atrás era muito caro para se fazer um site, com preços variando entre R$ 5.000,00 a R$ 20.000,00, com mensalidades de meio a um salário mínimo entre hospedagem e manutenção do site. Atualmente esses valores caíram muito graças ao aumento de profissionais e empresas que oferecem os serviços de criação, hospedagem e otimização de sites, podendo-se pagar entre R$ 9,00 a R$ 50,00 mensais pela hospedagem do site, R$ 30,00 anuais para manutenção do seu domínio no http://registro.br e de R$ 900,00 a R$ 5.000,00 para fazer sites com alta tecnologia, podendo ser sites institucionais (os que mais indicamos para sua micro ou pequena empresa) ou até sites e-commerces, também chamados lojas virtuais.
Já a otimização para fazer com que seu site apareça na primeira página do Google nas buscas gratuitas tem o seu preço de acordo com as palavras-chave indicadas para seu negócio, para a região de atuação em que desejar aparecer nas buscas e é determinado em sua maior parte pela concorrência, afinal somente há lugar para 10 páginas na primeira página de resultados das buscas do Google. Pode-se dizer que há uma variação entre R$ 800,00 a R$ 3.600,00 para se fazer um trabalho de otimização para fazer com que seu site se torne interessante para os buscadores e apareça nas primeiras páginas dos resultados das buscas dos internautas.
Podemos afirmar que é de suma importância para seu negócio que ele possua um site institucional, que você possa ter um e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ao invés de fazer propaganda de outros negócios. No seu site institucional você tem a possibilidade de falar sobre sua empresa, sobre seus produtos e seus serviços, de mostrar imagens com casos de sucesso, alguns até com o famoso “antes” e “depois”, tem espaço para um formulário de contato e até formulário para orçamento online. No seu site você indica em que local fica sua empresa podendo até fazê-lo com uso do Google Maps, onde o internauta tem uma visão de satélite, podendo enxergar em que rua e número fica seu estabelecimento e ainda tem uma imagem superior do prédio do seu estabelecimento.
Existem várias maneiras de se fazer um site institucional para sua empresa, desde os sites gratuitos até os pagos, feitos por profissionais de webdesign e cada uma delas vai determinar a facilidade ou dificuldade de seu site aparecer nas primeiras páginas dos resultados das buscas feitas pelos internautas nas buscas por seus produtos ou serviços, mas vale-se dizer que não existem milagres em serviços gratuitos ou muito abaixo do preço.
Mais em Microepequnasempresas.com.br