Separar a campanha por grupos é fragmentar os seus produtos e serviços na sua campanha, por exemplo, se você possui um e-commerce especializado em venda de computadores, você pode criar um grupo de anúncio para desktops e outro para notebooks, com palavras chaves específicas para cada produto. Dessa forma, é possível direcionar o visitante que está interessado nesse produto, para uma página específica, o que aumenta as chances de venda.
Os grupos de anúncios melhoram seu CTR, que é a porcentagem de pessoas que visualizam seu anúncio e clicam nele para abrir o site. Quanto mais pessoas clicarem no anúncio, maior seu CTR. Isso também pode diminuir os custos por clique da campanha, pois o CTR é um dos três fatores que influenciam a pontuação da campanha. Quanto maior o CTR do site, maior sua pontuação, logo, menor será o custo por clique. O site conseguirá vender mais, com o mesmo orçamento mensal.
A separação de anúncios por grupo é simples de ser feita, basta entrar em sua campanha na sua conta no Google Adwords, e você verá a opção de criar novo grupo de anúncio. Você poderá criar categorias de produtos e serviços, e em cada uma é possível colocar palavras chaves somente relacionadas a cada categoria. Após isso é possível criar anúncios com chamadas relacionadas às palavras chaves, colocar uma breve descrição e colocar palavras chaves negativas, ou seja, palavras em que seu anúncio não aparecerá quando o usuário realizar a busca.
Os grupos de anuncio diminuem o custo por cliques da campanha, melhora o desempenho da campanha e assim, segmenta os clientes que irão ver o anuncio, fazendo com que elas sintam mais confiança e fiquem mais suscetíveis a clicar no link e fechar o negócio. Por isso separar sua campanha por grupos de anuncio é tão importante, para o site e para o cliente.