O link patrocinado funciona como um leilão onde você dá um lance por palavra-chave, e é pago por clique. O Google te posiciona conforme a qualidade de palavras-chave, campanha e site. Um site bem elaborado, intuitivo e responsivo (que se adapta a cada plataforma: desktop, tablet, smartphone) é muito importante para que o cliente se sinta confortável e seguro em finalizar a compra. Se o site não for agradável e fácil de utilizar, você estará jogando dinheiro fora, pois o cliente gera o custo por clique, mas não finaliza a compra. Para verificar os resultados alcançados pelo link patrocinado, é possível instalar um pixel de conversão em seu site. Esse programa irá fornecer dados de ações realizadas por visitantes no site, por exemplo: de todas as pessoas que clicaram no seu link, quantos solicitaram um orçamento, ou quantos finalizaram a compra?
Já a busca orgânica não é paga, para alcançar o topo nas pesquisas do Google de forma orgânica, as empresas recorrem ao SEO, que em português significa “Otimização do Mecanismo de Busca”, são estratégias com o intuito de mostrar ao Google que a empresa é relevante. Atualmente existem mais de duas mil regras para deixar um site dentro dos parâmetros do Google, e a função do SEO é aplicar essas regras para que seu site fique bem posicionado. O SEO é dividido em duas categorias: SEO On Page, que é a aplicação das estratégias durante a construção do site; SEO Off Page, feita quando o site já está no ar, é realizado continuamente para que o site continue bem posicionado. A contratação de uma empresa especializada em SEO é de grande importância para cuidar das estratégias de otimização, mostrando para o Google a relevância do seu site.
O link patrocinado possui retorno a curto prazo, após solicitar, você já estará bem localizado no Google, é possível realizar segmentação de clientes, e informar a região, idade, gênero, do seu público alvo. E apesar de exigir investimento mensal, é um recurso com retorno garantido. Já a busca orgânica gera um retorno de médio a longo prazo, porém o retorno é muito maior: seguindo as regras do Google, seu site será sempre bem posicionado, você terá mais credibilidade e sua empresa se tornará uma referência no mercado. O alcance é amplo e vai além de palavras chaves, horários e regiões. Não possui custo de investimento, porém não é possível escolher características para um público alvo específico.
Ambas as estratégias são ótimas maneiras de aumentar vendas e fazer-se conhecido. Por isso é aconselhável realizar as duas estratégias juntas para gerar o máximo de retorno possível para sua empresa, garantindo a visibilidade do link para todo o seu público alvo de forma ampla e eficaz.

