Spamdexing é a tentativa de promoção de páginas através do uso irrelevante, principalmente commerciais, através de técnicas enganadoras e que fazem uso dos algoritmos de forma abusiva. Muitos administradores de sistemas de busca consideram qualquer tipo de técnica para otimização em sistemas de e melhorar o page rank de um website como spamdexing.
No entanto, em tempo um consenso comum desenvolveu na indústria o que pode ser aceitável e o que não é aceitável para reforçar uma colocação nos sistemas de busca e melhoria de tráfego resultante.
Já que mecanismos de busca operam de maneira altamente automatizada, muitas vezes webmasters usam métodos e táticas não aprovadas pelos mecanismos de busca para alcançar rankings maiores. Estes métodos por vezes passam despercebidos, a menos que um funcionário da empresa do mecanismo de busca manualmente visite o site e observe a atividade, ou uma mudança no algoritmo que controla o ranking resulte na perda dos benefícios. Às vezes as empresas contratarão um SEO para avaliar competitor's sites, e reportar métodos de otimização de resultados em mecanismos de busca antitéticos.
Spamdexing volta e meia é confundido com técnicas legítimas de otimização em mecanismos de busca, que não envolvem engano. Spamming significa fazer sites receberem mais exposição do que eles mereceriam por suas keywords, ocasionando resultados de busca insatisfatórios. Otimização expressa o ato de fazer sites receberem o rank que eles merecem pelas mais targeted keywords, tendo por conseqüência resultados de busca relevantes.
Quando descoberto, mecanismos de busca podem reagir diante daqueles utilizando métodos antiéticos de SEO. Em Fevereiro de 2006, o Google removeu tanto a BMW Germany quanto a Ricoh Germany pelo uso desse tipo de prática.
Alguns métodos Black Hat conhecidos:
- Keyword Stuffing: utilização de spam de uma keyword; repetição da mesma de forma a aumentar a densidade e relevância a ela numa página web.
- Invisilbe Text: texto voltado aos mecanismos de busca, para que sejam indexados. Porém não tem relevância para o usuário e ficam no mesmo tom de cor do fundo, para que passem despercebidos.
- Cloaking Page: direcionamento relevante a quem acessa a página. Utilizam redirecionamento por IP para mostrar conteúdo para os motores de busca, e o mesmo se difere para os usuários.
- Doorway page: técnica semelhante a cloaking page, se difere apenas com o método de redirecionamento, no qual utiliza de scripts.
- Link Farms: criação de vários sites com links mútuos para aumentar visibilidade.
- Over-Submitting: processos automáticos de divulgação, que geram spam.
- Duplicated Content: conteúdo duplicado, várias fontes para o mesmo conteúdo.
- Cópia de conteúdo copiando conteúdo protegido por direitos autorais sem dar o devido crédito.
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