Meta tag fornece informações sobre uma determinada página da Web, na maioria das vezes para ajudar os motores de busca categorizá-las corretamente. Eles são inseridos no documento HTML, mas muitas vezes não são diretamente visíveis para um usuário que visita o site.
Eles têm sido o foco de um campo de comercialização de pesquisa conhecido como Search Engine Optimization (SEO), onde métodos diferentes são explorados para fornecer um melhor posicionamento nos motores de busca. Em meados da década de 1990, os motores de busca eram dependentes de dados de meta tag para classificar corretamente uma página web, e os webmasters rapidamente aprenderam o significado comercial de ter a meta tag certa.
Como o tráfego do motor de busca alcançou maior importância nos planos de marketing on-line, os consultores que eram bem informados em como os motores de busca percebem um site foram requisitados. Esses consultores usaram uma variedade de técnicas (legítima ou não) para melhorar o ranking para seus clientes.
Meta tag tem um efeito significativamente menor nos resultados de busca hoje do que na década de 1990 e sua utilidade diminuiu dramaticamente com os robôs dos motores de busca que se tornaram mais sofisticados. Isto é devido em parte as quase infinitas palavras chaves usadas na meta tag e/ou tentativas de consultores de SEO sem escrúpulos de manipular o motor de busca controlando o ranking de algoritmos.
O SEO pode melhorar o ranking de um site no motor de busca, porém os consumidores de tais serviços devem ter o cuidado de contratar apenas consultores SEO de boa reputação.
Hoje em dia os principais robôs do motor de busca estão mais propensos a quantificar os seguintes fatores existentes:volume de links recebidos do código fonte, ortografia, hiperlinks funcionais e quebrados, volume e consistência de pesquisas e / ou tráfego espectador, tempo dentro site, visualização de páginas, a redundância, a relevância, geografia, língua e outras características essenciais.