Participando dos resultados nas listagens dos sistemas de busca
Novos sites não precisam ser necessariamente "enviados" aos sistemas de busca para serem listados. Um simples link vindo de um website já estabelecido fará com que os sistemas de busca visitem o novo site e inicie o mapeamento do conteúdo. Isto pode levar alguns dias ou mesmo semanas para a indexação do link existente em um site já indexado em todos os principais sistemas de busca e spiders para iniciar a visitação e indexação do novo site.
Uma vez que os sistemas de busca encontrem o site dará início então ao mapeamento das informações e páginas do site, contanto que todas as páginas usam as tags de link com padrão 'a href' hyperlinks. Links para páginas que são acessíveis somente através de aplicativos em Flash ou Javascript podem não ser encontrados pelos spiders.
Os Webmasters podem instruir os spiders para não indexar certos arquivos ou diretórios através do arquivo padrão robots.txt como guia na raiz do domínio. Os protocolos atuais para as máquinas de busca e spiders exigem que seja verificada a existência deste arquivo ao visitar um domínio, e mesmo que um spider ou motor de busca mantenha uma cópia oculta deste arquivo para uso na próxima visita as páginas do site, não pode atualizar essa cópia tão rapidamente quanto um webmaster. Os empresários da área de Desenvolvimento Web podem usar estes recursos para prevenir que determinadas páginas tal como carrinhos de compras ou outras páginas dinâmicas, conteúdo de uso específico de operadores apareçam em resultados sistemas de busca, assim podem manter os spyder distantes de certos arquivos.
Spiders de sistemas de busca podem observar um número variado de fatores quando estiverem navegando em um site, e muitas páginas de um site podem não ser indexadas pelos sistemas de busca até que elas adquiram mais pagerank ou links ou tráfego. A distância das páginas do diretório inicial de um site pode também ser um fator decisivo se uma página vai ou não ser navegada pelo spider, bem como outras métricas importantes. Cho et al.[7] descreveu alguns padrões para essas decisões de quando uma página visitada deve ser indexada pelo sistema de busca.
Para aqueles sistemas de busca que possuem seu próprio sistema de envio pago (como o Yahoo!), pode-se poupar algum tempo ao pagar um valor de envio, no entanto, o programa de envio pago não garante a inclusão no seus resultados de busca.
Link Buildings
Uma breve definição de link building é o processo de criação de links relevantes para seu site, que ajuda o seu site alcançar maior ranking com os principais motores de busca e direcionar o tráfego alvo ao seu site.
Quando os nossos clientes nos pedem para definir o link building, temos o cuidado de explicar que não é a quantidade de links para o seu site que ajuda você a classificar bem, mas sim a qualidade desses links. Há milhares de empresas de link building antiéticas no mercado, que empregam algumas práticas obscuras que acabam prejudicando seu site, em vez de ajudá-lo.
Alguns destes métodos não éticos incluem:
- Automatização de spam de respostas nos blog.
- Spam em todos os tipos de fóruns na web com respostas falsas que incluem links para o seu site.
- Criação de sites apenas com o propósito de links para outros sites.
Estas são algumas vezes referidas como "diretórios de spam."
Os motores de busca são muito mais sofisticados do que eles já foram e são projetados para farejar essas e outras práticas de "black hat" SEO. Se os motores de pesquisa indexadores determinar que um site tenha utilizado práticas de link building antiéticas para conseguir uma melhor classificação, eles serão penalizados severamente tornando quase impossível encontra-los através dos motores de busca.
Apenas links permanentes e relevantes de sites de qualidade podem ajudar seu site a alcançar uma melhor classificação com os principais motores de busca e conduzir tráfego para seu site. O Link building é uma técnica utilizada para conseguir links de qualidade para um site e se utilizada junto a uma estratégia de sucesso do marketing digital pode tornar uma pagina relevante para os motores de busca, ajudando a alcançar os primeiros lugares no maiores buscadores da Internet.
Uma forma de fazer link building é criando artigos com informações relevantes e bem esclarecidas, desta forma os própios usuários criarão links para espalhar a informação deste artigo para amigos e conhecidos.
Não há atalhos para uma campanha de link building bem suCedida, e mesmo quando isso é feito corretamente, você não deve esperar para colher os benefícios do link building rapidamente. Paciência e persistência são as chaves, pode levar algum tempo para fazer o link building de fontes credíveis. O link building é um elemento-chave em uma estratégia de marketing digital porém é necessario utilizar outras táticas de marketing digital em conjunto para ajudar um site há alcançar uma classificação natural nos motores de busca.
Sistemas de Busca Orgânica do google
Google foi iniciado por dois estudantes Ph.D. da Universidade de Stanford, Sergey Brin e Larry Page, e trouxe um novo conceito para avaliar páginas da web. Este conceito, chamado PageRank™, foi importante para o início da criação dos algoritmos do Google.
O PageRank™ trabalha principalmente com o fator link e usa a lógica deste sistema de ligação entre páginas como se tivesse o valor de um voto para a página em questão. O fato de uma página ser referenciada através de um link funciona de forma a validar a existência do site e dar um valor mais "digno" ao voto. O valor de cada link de referência varia diretamente baseado no PageRank da página que faz referência ao link e funciona de forma inversa no número de links de saídas de uma página.
Com ajuda de PageRank™, o Google provou ser muito eficiente em oferecer resultados relevantes nas páginas de resultados e tornou-se o sistema de busca mais bem sucedido e popular.

Pelo motivo do sistema PageRank™ fazer a avaliação de websites através de fatores externos ou fora do controle de pessoas em particular, o Google sentiu que desta maneira poderia ser mais difícil de manipular a relevância de uma página.
No entanto, webmasters já tinham desenvolvido ferramentas para manipulação de links e esquemas para influenciar o sistema de busca Inktomi. Estes métodos provaram ser igualmente aplicáveis aos algoritmos do Google. Muitos sites focalizaram suas ações em trocar, comprar, e vender links numa escala imensa. A confiança do PageRank no sistema de link como um voto de confiança para um valor da página foi subvertido quando muitos webmasters procuraram vender links para gerar tráfego, influenciando dessa forma o Google, independentemente dos links serem realmente útil aos visitantes humanos do site.
Para complicar a situação, o suporte de busca omitia o mapeamento de uma página web inteira para procurar as chamadas palavras-relacionadas nas páginas web, e uma página web contendo uma listagem do tipo dicionário ainda combinaria quase todas as buscas (exceto nomes especiais) alcançando um link-rank mais alto. Páginas de dicionários e links para esquemas podem distorcer severamente os resultados de uma página de resultados.
Já era tempo para o Google - e outros motores de procura - olharem para algo mais distante sobre os fatores fora de controle humano. Havia outras razões para desenvolver algoritmos mais inteligentes.
A Internet estava alcançando uma grande parcela de usuários "leigos", que geralmente não conheciam técnicas avançadas de pesquisa que os ajudassem a encontrar a informação que eles estavam buscando e, além disso, o volume e complexidade dos dados indexados haviam tido um enorme crescimento em relação aos primórdios da Internet.
Meta Tag
Meta tag fornece informações sobre uma determinada página da Web, na maioria das vezes para ajudar os motores de busca categorizá-las corretamente. Eles são inseridos no documento HTML, mas muitas vezes não são diretamente visíveis para um usuário que visita o site.
Eles têm sido o foco de um campo de comercialização de pesquisa conhecido como Search Engine Optimization (SEO), onde métodos diferentes são explorados para fornecer um melhor posicionamento nos motores de busca. Em meados da década de 1990, os motores de busca eram dependentes de dados de meta tag para classificar corretamente uma página web, e os webmasters rapidamente aprenderam o significado comercial de ter a meta tag certa.
Como o tráfego do motor de busca alcançou maior importância nos planos de marketing on-line, os consultores que eram bem informados em como os motores de busca percebem um site foram requisitados. Esses consultores usaram uma variedade de técnicas (legítima ou não) para melhorar o ranking para seus clientes.
Meta tag tem um efeito significativamente menor nos resultados de busca hoje do que na década de 1990 e sua utilidade diminuiu dramaticamente com os robôs dos motores de busca que se tornaram mais sofisticados. Isto é devido em parte as quase infinitas palavras chaves usadas na meta tag e/ou tentativas de consultores de SEO sem escrúpulos de manipular o motor de busca controlando o ranking de algoritmos.
O SEO pode melhorar o ranking de um site no motor de busca, porém os consumidores de tais serviços devem ter o cuidado de contratar apenas consultores SEO de boa reputação.
Hoje em dia os principais robôs do motor de busca estão mais propensos a quantificar os seguintes fatores existentes:volume de links recebidos do código fonte, ortografia, hiperlinks funcionais e quebrados, volume e consistência de pesquisas e / ou tráfego espectador, tempo dentro site, visualização de páginas, a redundância, a relevância, geografia, língua e outras características essenciais.
Como otimizar um site
Nos tempos atuais, a internet é o maior meio de pesquisa quando se trata de serviços e produtos, essa demanda vem crescendo com a facilidade de se contratar planos de internet.
Tendo em vista esse nicho de mercado crescente, muitas empresas iniciantes ou já conceituadas no mercado, buscam um bom posicionamento de seus sites nos grandes buscadores de internet como o Google, Yahoo e MSN.
Existem duas maneiras de estar nas primeiras páginas dos buscadores a empresa pode pagar por anúncios nos Links Patrocinados, uma espécie de publicidade paga inserida junto aos resultados de pesquisa dos buscadores, também é possível contratar uma agencia especializada para otimizar o site da empresa que queira aparecer nos resultados dos buscadores, a otimização ou SEO (Search Engine Optimization) é uma técnica para alavancar o posicionamento do site na busca orgânica.
A busca orgânica são os resultados da pesquisa que são inseridos gratuitamente nos buscadores levando em consideração algumas características do website da empresa, neste tipo de busca não é necessário pagar para ter o link do website disponibilizado entre os primeiros resultados.
Diferença entre Busca Orgânica e Links Patrocinados

Ferramentas utilizadas para otimização
"Para planejar estratégias competitivas de marketing que sejam realmente efetivas, a empresa precisa descobrir tudo o que puder a respeito dos concorrentes. Deve constantemente comparar seus produtos, preços, canais de distribuição e promoções com os mesmos itens dos concorrentes para poder identificar as áreas onde potencialmente possa ter vantagens ou desvantagens. (KOTLER, 1998,p. 409)."
Existem ferramentas que auxiliam este procedimento e são muito uteis para que alcance bons resultados nestas análises. Entre elas podemos destacar algumas como:
- O SEMRUSH
- A FERRAMENTA DE PALAVRAS CHAVES DO GOOGLE
- O AHREFS
Com o Semrush é possível analisar seus concorrentes individualmente e descobrir em quais palavras chaves eles aparecem na busca orgânica, ver detalhadamente todas as campanhas realizadas por eles nos links patrocinados. Utilizando o Semrush é possível fazer comparação de até cinco concorrentes e saber por período quem estava na frente e em quais palavras chaves, gerando gráficos de comparação.
Existem outras formas para realizar análises de palavras chaves que também são importantes, uma delas é utilizando uma ferramenta fornecida pelo próprio Google à ferramenta de análise de palavras chaves, esta ferramenta é utilizada para campanhas de links patrocinados, porém pode ser usada como base para o desenvolvimento de uma campanha de otimização pois ele gera palavras que o Google acha relevante para o segmento em questão, a análise pelo link do site irá gerar palavras chaves que seriam interessantes para aquele site baseando-se no conteúdo escrito no site, ou pode ser feito utilizando apenas uma palavra chave assim o Google irá gerar um relatório de palavras que os usuários buscam que são relacionadas e pesquisada. Um fator importante desta ferramenta é que ela é gratuita assim qualquer um pode utiliza-la sem que gere gastos desnecessários.
Outra ferramenta muito útil é o Ahrefs se trata de um site cujo seu funcionamento é semelhante ao Semrush, porém no Ahrefs quando é inserido o site para avaliação, a ferramenta fornece todos os backlinks em que o site aparece.