Links patrocinados e Busca orgânica – Como funciona?
Mais de 90% das pesquisas realizadas na internet são através do Google e mais de cinco mil pesquisas por segundo são realizadas nessa mesma ferramenta. Usando a estratégia certa, é possível se posicionar em primeiro lugar nas pesquisas. Isso gera relevância e credibilidade para o site, por isso estar bem posicionado é tão importante para sua empresa. Existem duas maneiras de alcançar o topo das buscas no Google, uma delas é o link patrocinado, através do Google Adwords. Você paga diretamente para o Google, e aparece entre os quatro primeiros links na busca, com uma sinalização de anúncio patrocinado. A outra fica logo abaixo, é a busca orgânica. O Google considera a relevância do site, ou a proximidade entre a empresa e a pessoa que está realizando a busca. Quanto mais próximo e relevante o site for, melhor posicionado ele ficará na página de busca.
Os sites da Internet, em geral, podem ter os seguintes propósitos:
- Institucional: muitas empresas usam seus sites como ponto de contato entre uma instituição e seus clientes, fornecedores, etc. No caso de instituições comerciais, usam-se sites também para comércio eletrônico, recrutamento de funcionários etc. Instituições sem fins lucrativos também usam seus sites para divulgarem seus trabalhos, informarem a respeito de eventos etc. Há também o caso dos sites mantidos por profissionais liberais, para publicarem seus trabalhos.
Entenda os projetos de lei antipirataria SOPA e PIPA
Written by Super UserLei conhecida como PIPA será votada pelo Senado dos EUA no dia 24 de janeiro de 2012 e, para pressionar as autoridades, sites americanos fizeram um blecaute cordenado na quarta-feira (18). A ação tem como objetivo encorajar os internautas a procurar um membro do congresso do local onde reside, para pedir que ele vote contra as propostas de lei.
As leis de combate à pirataria pretendem bloquear o acesso a sites que comercializam conteúdo pirata como música, filmes e livros além de impedir empresas de pagamento de transferir dinheiro para seus donos além de suspender imediatamente publicidade relacionadas a eles. Motores de busca seriam solicitados a apagar links para tais sites dos resultados e provedores seriam obrigados e interromper o acesso - especialmente os estrangeiros.
O site é um dos instrumentos de publicidade mais eficientes que existem. Servem de apoio a campanhas de publicidade de outros meios de comunicação como o rádio, televisão, jornal, placas, folhetos, etc., podem constituir um empreendimento completo ou parcial prestando serviços, vendendo produtos ou simplesmente informando com custos reduzidos em relação ao negócio "não virtual".
Black hat
Spamdexing é a tentativa de promoção de páginas através do uso irrelevante, principalmente commerciais, através de técnicas enganadoras e que fazem uso dos algoritmos de forma abusiva. Muitos administradores de sistemas de busca consideram qualquer tipo de técnica para otimização em sistemas de e melhorar o page rank de um website como spamdexing.
No entanto, em tempo um consenso comum desenvolveu na indústria o que pode ser aceitável e o que não é aceitável para reforçar uma colocação nos sistemas de busca e melhoria de tráfego resultante.
Já que mecanismos de busca operam de maneira altamente automatizada, muitas vezes webmasters usam métodos e táticas não aprovadas pelos mecanismos de busca para alcançar rankings maiores. Estes métodos por vezes passam despercebidos, a menos que um funcionário da empresa do mecanismo de busca manualmente visite o site e observe a atividade, ou uma mudança no algoritmo que controla o ranking resulte na perda dos benefícios. Às vezes as empresas contratarão um SEO para avaliar competitor's sites, e reportar métodos de otimização de resultados em mecanismos de busca antitéticos.
Spamdexing volta e meia é confundido com técnicas legítimas de otimização em mecanismos de busca, que não envolvem engano. Spamming significa fazer sites receberem mais exposição do que eles mereceriam por suas keywords, ocasionando resultados de busca insatisfatórios. Otimização expressa o ato de fazer sites receberem o rank que eles merecem pelas mais targeted keywords, tendo por conseqüência resultados de busca relevantes.
Quando descoberto, mecanismos de busca podem reagir diante daqueles utilizando métodos antiéticos de SEO. Em Fevereiro de 2006, o Google removeu tanto a BMW Germany quanto a Ricoh Germany pelo uso desse tipo de prática.
Alguns métodos Black Hat conhecidos:
- Keyword Stuffing: utilização de spam de uma keyword; repetição da mesma de forma a aumentar a densidade e relevância a ela numa página web.
- Invisilbe Text: texto voltado aos mecanismos de busca, para que sejam indexados. Porém não tem relevância para o usuário e ficam no mesmo tom de cor do fundo, para que passem despercebidos.
- Cloaking Page: direcionamento relevante a quem acessa a página. Utilizam redirecionamento por IP para mostrar conteúdo para os motores de busca, e o mesmo se difere para os usuários.
- Doorway page: técnica semelhante a cloaking page, se difere apenas com o método de redirecionamento, no qual utiliza de scripts.
- Link Farms: criação de vários sites com links mútuos para aumentar visibilidade.
- Over-Submitting: processos automáticos de divulgação, que geram spam.
- Duplicated Content: conteúdo duplicado, várias fontes para o mesmo conteúdo.
- Cópia de conteúdo copiando conteúdo protegido por direitos autorais sem dar o devido crédito.
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White Hat
As técnicas de SEO White Hat são, basicamente as recomendações, das principais search engines, estas recomendações são as guidelines, recomendações, ou normas de boa conduta, onde é explícitado o que se pode fazer e o que não é aceitável. Aconselham de forma geral a gerar conteúdo para os usuários e não para os mecanismos de busca; gerar conteúdo acessível para seus spiders; não tentar enganar seu sistema. É comum quando alguns webmasters cometem erros na hora do design ou na programação de seu site web, desta forma "envenenando" os mesmos, dificultando o bom posicionamento. White Hat SEOs trabalham para descobrir e corrigir esses problemas, como menus ilegíveis para as máquinas de busca, links quebrados, redirecionamentos temporários, até mesmo com estrutura fraca de navegação.
Cuidados ao conversar com alguma empresa sobre SEO
Cuidado com os SEOs que dizem garantir a sua classificação ou ter um "relacionamento privilegiado" com o Google ou que anunciam um "envio prioritário" para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única forma de enviar um site diretamente ao Google é através da nossa página Adicionar URLou enviando um Sitemap, e você pode fazer isso por conta própria sem custo algum. Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.
A importancia de um site para sua empresa e a importancia da otimização para seu site
Vamos falar sobre a importância da criação de um site institucional para a micro e pequena empresa e o esforço para fazer aparecer na primeira página das buscas, e aqui vamos ser mais francos e diretos: aparecer no Google!
Até pouco tempo atrás possuir um site era algum tipo de luxo ou excenticidade, hoje é uma necessidade.
É crescente o número de micro e pequenas empresas e negócios que nos procuram para a criação e otimização de seus sites, mas qual o por quê disso na prática? O "porquê" é simples: todos querem fazer negócios também pela internet!
Atualmente quase não se utiliza mais a boa e velha lista telefônica para pesquisar telefones de empresas e profissionais liberais que oferecem determinados tipos de produtos e serviços específicos, o que há pouco tempo ainda se fazia instintivamente. Bastava pensar em comprar algum produto ou procurar algum profissional liberal e em segundos já se estava com a lista telefônica em mãos para buscar nas famosas páginas amarelas os telefones dos melhores profissionais ou das melhores empresas que vendiam aquele determinado produto.
Com a evolução da internet e com o fato das pessoas terem fácil acesso à internet banda larga, surgiram os motores de busca ou sites de busca, e aqui não vamos contar a sua história nem citar que antes você tinha que cadastrar seu site nos buscadores que organizavam por ordem alfabética ou de maneira que não valorizava o conteúdo nem a qualidade do seu site, afinal isso já é passado também.
Hoje o que vem à mente de pelo menos 85% das pessoas que pensam em procurar produtos e serviços é abrir o site www.google.com.br e digitar lá palavras-chave, que podem ser palavras isoladas, ou pequenos textos e junções de algumas palavras-chave ou até mesmo perguntas, por exemplo: ” como colocar meu site na primeira pagina do Google”, “quais os segredos para otimizar sites”, ou até “serviços de encanamento na cidade tal”, “pedreiro em cidade tal”, “cursos online”, enfim, pode-se fazer inúmeras pesquisas e é justamente aí que começa a grande mágica: encontram-se sites, blogs ou portais de inúmeros locais quando não se pesquisa direcionado para sua cidade, ou seja, abrem-se inúmeras oportunidades para sites de todo o país e até do mundo, afinal a internet é globalizada, ou seja, sem limites.
O fato das buscas nos sites de busca como Google, Bing, Uol, Yahoo, Cade, entre outros inúmeros proporcionarem resultados amplos, retornando sites, portais ou blogs de empresas e prestadores de serviços de várias partes do país é o que impulsionou e impulsiona a cada dia a criação de novos sites de profissionais liberais, pequenas, médias e grandes empresas, afinal todos querem uma fatia do bolo, ou seja, todos querem fazer negócios pela internet pelo fato de ampliarem seus horizontes.
Mas como se aplica à pequena empresa e microempresa?
Vamos então retomar ao título desta postagem: a importância da criação de um site institucional para a micro e pequena empresa e o esforço para fazer aparecer na primeira página das buscas do Google e demais buscadores.
Sabendo-se que é muito mais vantajoso aparecer na primeira página das buscas do Google, Bing, Msn, Yahoo, Uol, Cade e outros pelo fato de se aparecer não somente em seu bairro ou sua cidade e sim, tendo a possibilidade de aparecer para todo o Estado ou todo o País (obviamente quando for possível, afinal somente há lugar para 10 sites na primeira página das buscas gratuitas), fica óbvia a importância de se ter um site e de aparecer nas buscas, afinal a sua importância é exatamente a possibilidade de ampliar os horizontes da empresa ou do seu negócio e de aumentar o faturamento, que é de fato o que se busca quando se abre uma empresa.
Não estamos aqui dizendo para você parar de fazer anúncios nas listas telefônicas, apenas incentivando-o a criar seu site e fazer a otimização dele para que o mesmo apareça nas buscas e amplie suas possibilidades de negócios.
Como já citamos, até um tempinho atrás era muito caro para se fazer um site, com preços variando entre R$ 5.000,00 a R$ 20.000,00, com mensalidades de meio a um salário mínimo entre hospedagem e manutenção do site. Atualmente esses valores caíram muito graças ao aumento de profissionais e empresas que oferecem os serviços de criação, hospedagem e otimização de sites, podendo-se pagar entre R$ 9,00 a R$ 50,00 mensais pela hospedagem do site, R$ 30,00 anuais para manutenção do seu domínio no http://registro.br e de R$ 900,00 a R$ 5.000,00 para fazer sites com alta tecnologia, podendo ser sites institucionais (os que mais indicamos para sua micro ou pequena empresa) ou até sites e-commerces, também chamados lojas virtuais.
Já a otimização para fazer com que seu site apareça na primeira página do Google nas buscas gratuitas tem o seu preço de acordo com as palavras-chave indicadas para seu negócio, para a região de atuação em que desejar aparecer nas buscas e é determinado em sua maior parte pela concorrência, afinal somente há lugar para 10 páginas na primeira página de resultados das buscas do Google. Pode-se dizer que há uma variação entre R$ 800,00 a R$ 3.600,00 para se fazer um trabalho de otimização para fazer com que seu site se torne interessante para os buscadores e apareça nas primeiras páginas dos resultados das buscas dos internautas.
Podemos afirmar que é de suma importância para seu negócio que ele possua um site institucional, que você possa ter um e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ao invés de fazer propaganda de outros negócios. No seu site institucional você tem a possibilidade de falar sobre sua empresa, sobre seus produtos e seus serviços, de mostrar imagens com casos de sucesso, alguns até com o famoso “antes” e “depois”, tem espaço para um formulário de contato e até formulário para orçamento online. No seu site você indica em que local fica sua empresa podendo até fazê-lo com uso do Google Maps, onde o internauta tem uma visão de satélite, podendo enxergar em que rua e número fica seu estabelecimento e ainda tem uma imagem superior do prédio do seu estabelecimento.
Existem várias maneiras de se fazer um site institucional para sua empresa, desde os sites gratuitos até os pagos, feitos por profissionais de webdesign e cada uma delas vai determinar a facilidade ou dificuldade de seu site aparecer nas primeiras páginas dos resultados das buscas feitas pelos internautas nas buscas por seus produtos ou serviços, mas vale-se dizer que não existem milagres em serviços gratuitos ou muito abaixo do preço.
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Critérios de classificação de um website
Para classificar os sites, os mecanismos de busca levam em consideração os seguintes aspectos:
- Tempo de registro do domínio (Idade do domínio)
- Idade do conteúdo
- Freqüência do conteúdo: regularidade com a qual novo conteúdo é adicionado
- Tamanho do texto: número de palavras acima de 200-250 (não afetava o Google em 2005
- Idade do link e reputação do site que o aponta
- Características padrão da página
- Pontuação negativa sobre as características da página (por exemplo, redução para sítios web com utilização extensiva de meta-tags de palavra chave, indicativos de terem sido artificialmente otimizadas)
- Originalidade do conteúdo
- Termos relevantes utilizados no conteúdo (os termos que os buscadores associam como sendo relacionados ao tema principal da página)
- Google Pagerank (usado apenas no algoritmo do Google)
- Quantidade de links externos
- O texto âncora contido nos links externos
- Citações e fontes de pesquisa (indica que o conteúdo é de qualidade para pesquisa)
- Termos relacionados na base de dados do mecanismo de busca (financiar/financiamento)
- Pontuação negativa para links de chegada (provavelmente advindos de páginas de baixo valor, links de chegada recíprocos, etc.)
- Ritmo de aquisição dos links de chegada: muitos ou incremento muito rápido pode indicar atividade de comercial de compra de links
- Texto próximos aos links que apontam para fora e os links de chegada. Um link acompanhado das palavras "links patrocinados" pode ser ignorado
- Uso da tag "rel=nofollow" para esculpir o ranking interno do website
- Profundidade do documento no site
- Métricas coletadas de outras fontes, tais como monitoramento da frequência com a qual usuários retornam clicando em voltar quando as SERPs as enviam para uma página em particular (Bouncerate)
- Métricas coletadas de fontes como Google Toolbar, Google AdWords/Adsense, etc.
- Métricas coletadas de compartilhamento de dados com terceiros (como provedores de dados estatísticos de programas utilizados para monitorar tráfego de sítios (sites))
- Ritmo de remoção dos links que apontam para o site
- Uso de sub-domínios, uso de palavras-chave em sub-domínios e volume de conteúdo nos sub-domínios, com pontuação negativa para esta atividade
- Conexões semânticas dos documentos servidos
- IP do serviço de hospedagem e o número/qualidade dos demais sites hospedados lá
- Uso de redirecionamentos 301 ao invés de redirecionamentos 302 (temporário)
- Mostrar um cabeçalho de erro 404 em vez de 200 para páginas que não existem
- Uso adequado do arquivo robots.txt
- Links "quebrados"
- Conteúdo inseguro ou ilegal
- Qualidade da codificação HTML, presença de erros no código
- Taxa real de cliques observados pelo mecanismo de busca para as listas exibidas na SERPs
- Classificação de importância feita por humanos nas páginas com acessos mais frequentes - ODP
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