É importante que exista um nome de imagem relacionado ao assunto da foto, isso faz com que os buscadores possam identificar sobre o que a foto está falando, melhorando a otimização da imagem e fazendo com que ela seja facilmente localizada nos sites de busca. Esse nome precisa ser separado por hífens, e os acentos devem ser evitados.
Para ter uma imagem ainda mais otimizada, você pode fazer o uso de tag alt, um texto alternativo explicando sobre o assunto da imagem de maneira breve. A tag alt é usada para os casos em que a imagem não pode ser carregada, ou em casos de arquivo corrompido: no lugar da imagem, aparecerá o texto alternativo. Isso também ajuda na acessibilidade do conteúdo para deficientes visuais que utilizam softwares para lerem textos ou descreverem imagens.
A tag title é tão importante quanto o nome da imagem. É necessário criar um título coerente e condizente com a imagem, que aparecerá quando o usuário passar o mouse por cima da imagem. Não precisa de hífens, e pode ser colocado qualquer tipo de acentuação.
Atentar-se ao tamanho da imagem é essencial. A imagem não pode ter um tamanho muito grande, pois o site ficará mais lento, e pode correr o risco de não ser carregada. Existem softwares para deixar a imagem com um tamanho reduzido e a mesma qualidade, como o KrakenIO ou Photoshop. Ela deve ter boa qualidade para que o visitante se sinta confortável ao entrar no site. Se o cliente acha o site agradável, seu site tem mais chances de fazer uma conversão. Porém, se o site possui imagens de má qualidade, o visitante pode se afastar, isso gera desconfiança, rejeição e faz com que o cliente procure outros sites e empresas.
Além de tudo isso, a imagem deve estar dentro do contexto, condizente e coerente com o conteúdo. Tudo isso vai alavancar o posicionamento do seu site, tornará sua imagem facilmente reconhecida pelos buscadores como o Google, e te ajudará a ser localizado também através das imagens. Além de deixar o site mais agradável para os visitantes.